domingo, 3 de novembro de 2013

Revolução Cultural Chinesa



            Em meados da década de 1960, o governo chinês enfrentava diversas situações adversas. Muitas delas provocadas pelos sucessivos planos de reforma, que trouxeram crises econômicas e aumento da oposição. Nesse contexto, em 1966, Mao Tsé-Tung lançou o mais radical de seus projetos: a Revolução Cultural. Na propaganda oficial, tratava-se de construir um verdadeiro indivíduo comunista, combatendo o que restava dos hábitos burgueses. Com esse argumento, voltou-se contra os principais inimigos e instaurou um duro regime. Os princípios do movimento estavam expressos em um livro, o Pensamento de Mao Tsé-Tung, conhecido como Livro Vermelho.

            Ali estavam reunidas citações que incentivavam a coragem e os atos coletivos, condenando o individualismo.  Distribuído em grande escala, o livro era utilizado em atividades como a alfabetização de jovens e adultos e lido em manifestações públicas. A Revolução Cultural dividiu a sociedade chinesa em dois grupos. Um formado por aqueles considerados maus, vistos como donos de antigos hábitos e idéias: industriais, intelectuais, escritores e professores. O outro era composto pelos bons: operários, camponeses, soldados e , sobretudo, crianças e jovens. A propaganda incentivava a rebelião contra os maus, que eram perseguidos, presos, humilhados e execrados em praça pública. Diante do intenso patrulhamento ideológico, a atividade intelectual e a produção cultural ficaram gravemente afetadas. 



1-) Observe a imagem abaixo: 



As fotos retratam dois momentos da chamada "Revolução Cultural" chinesa iniciada em 1966. A observação atenta das imagens reproduzidas e sua contextualização histórica permitem as seguintes conclusões, EXCETO:
 

a) Contestando a postura reacionária da direção do Partido Comunista, os manifestantes dirigiram toda sua ira contra Mao Tsé-Tung, tido como corrupto e traidor. 
b) O discurso de regeneração do socialismo chinês foi prontamente absorvido pela população jovem, mobilizando principalmente os estudantes daquele país. 
c) Utilizando de forma dogmática o "Livro Vermelho", os jovens chineses assumiram uma postura radical e sectária, levando à constituição de milícias civis. 
d) O movimento perseguiu inúmeros intelectuais, políticos e burocratas, taxados como inimigos do povo e humilhados publicamente em manifestações de rua.

2.) A imagem abaixo, retirada do Jornal do Brasil, retrata a morte de Mao Tsé-tung, destacando como o ditador era visto na China. Mas, sabemos bem pelo que realmente Mao se destacou: por suas atrocidades. Portanto, argumente com base em seu conteúdo, como foi possível Mao Tsé-tung promover tal manipulação ideológica a ponto de deixar após sua morte uma imagem de “Poeta, Guerreiro e Líder”. Para isso, destaque a importância do Livro Vermelho neste aspecto. 


 

4 comentários:

  1. A Revolução tratada inicialmente na postagem é clara quanto ao seu aspecto e objetivo. Mao Tse Tung idealizava um cidadão chinês comunista padrão, aliado com a divulgação da ideologia Socialista objetivava eliminar o resquícios Burgueses da nação.

    Stefano Ferrari Bravin

    ResponderExcluir
  2. É ainda, indubitavelmente importante salientarmos que, referente a "revolução vermelha" de Mao, sua política ideológica epistemológica de ação não foi vista com agrado pelos grandes comunistas da posteridade como Eric Hobsbawm, pois viam como modelo apropriado para a tentativa de HUMANIZAÇÃO do capitalismo a revolução de outubro de 1917, revolução essa que deu sentido de forma inerente aos jovens que passavam a partir de então dar novos conceitos sobre a palavra PODER...

    ResponderExcluir