Em
meados da década de 1960, o governo chinês enfrentava diversas situações
adversas. Muitas delas provocadas pelos sucessivos planos de reforma, que
trouxeram crises econômicas e aumento da oposição. Nesse contexto, em 1966, Mao
Tsé-Tung lançou o mais radical de seus projetos: a Revolução Cultural. Na propaganda oficial, tratava-se de construir
um verdadeiro indivíduo comunista, combatendo o que restava dos hábitos
burgueses. Com esse argumento, voltou-se contra os principais inimigos e
instaurou um duro regime. Os princípios do movimento estavam expressos em um
livro, o Pensamento de Mao Tsé-Tung,
conhecido como Livro Vermelho.
Ali
estavam reunidas citações que incentivavam a coragem e os atos coletivos,
condenando o individualismo. Distribuído
em grande escala, o livro era utilizado em atividades como a alfabetização de
jovens e adultos e lido em manifestações públicas. A Revolução Cultural dividiu
a sociedade chinesa em dois grupos. Um formado por aqueles considerados maus,
vistos como donos de antigos hábitos e idéias: industriais, intelectuais,
escritores e professores. O outro era composto pelos bons: operários,
camponeses, soldados e , sobretudo, crianças e jovens. A propaganda incentivava
a rebelião contra os maus, que eram perseguidos, presos, humilhados e execrados
em praça pública. Diante do intenso patrulhamento ideológico, a atividade
intelectual e a produção cultural ficaram gravemente afetadas.
1-)
Observe a imagem abaixo:
As fotos retratam dois momentos da chamada
"Revolução Cultural" chinesa iniciada em 1966. A observação atenta
das imagens reproduzidas e sua contextualização histórica permitem as seguintes
conclusões, EXCETO:
a) Contestando a postura reacionária da direção do Partido Comunista, os manifestantes dirigiram toda sua ira contra Mao Tsé-Tung, tido como corrupto e traidor.
b) O discurso de regeneração do
socialismo chinês foi prontamente absorvido pela população jovem, mobilizando
principalmente os estudantes daquele país.
c) Utilizando de forma dogmática o
"Livro Vermelho", os jovens chineses assumiram uma postura radical e
sectária, levando à constituição de milícias civis.
d) O movimento perseguiu inúmeros
intelectuais, políticos e burocratas, taxados como inimigos do povo e
humilhados publicamente em manifestações de rua.
2.) A imagem
abaixo, retirada do Jornal do Brasil, retrata a morte de Mao Tsé-tung, destacando
como o ditador era visto na China. Mas, sabemos bem pelo que realmente Mao se
destacou: por suas atrocidades. Portanto, argumente com base em seu conteúdo,
como foi possível Mao Tsé-tung promover tal manipulação ideológica a ponto de
deixar após sua morte uma imagem de “Poeta, Guerreiro e Líder”. Para isso,
destaque a importância do Livro Vermelho neste aspecto.
A Revolução tratada inicialmente na postagem é clara quanto ao seu aspecto e objetivo. Mao Tse Tung idealizava um cidadão chinês comunista padrão, aliado com a divulgação da ideologia Socialista objetivava eliminar o resquícios Burgueses da nação.
ResponderExcluirStefano Ferrari Bravin
É ainda, indubitavelmente importante salientarmos que, referente a "revolução vermelha" de Mao, sua política ideológica epistemológica de ação não foi vista com agrado pelos grandes comunistas da posteridade como Eric Hobsbawm, pois viam como modelo apropriado para a tentativa de HUMANIZAÇÃO do capitalismo a revolução de outubro de 1917, revolução essa que deu sentido de forma inerente aos jovens que passavam a partir de então dar novos conceitos sobre a palavra PODER...
ResponderExcluirhttp://historiadoresfuncab.blogspot.com.br/
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